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Perguntas Frequentes

por idg publicado 21/05/2015 13h17, última modificação 10/08/2017 11h35

Contratações de Tecnologia da Informação

por idg publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

Faço parte de órgão do SISP, como posso obter mais informações sobre contratações de Tecnologia da Informação?

Para informações sobre contratações de TI, acesse a página do Núcleo de Contratações de Tecnologia da Informação - NCTI.

O NCTI é ligado à Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Governo Federal - SISP, e tem como missão apoiar as contratações de Tecnologia da Informação do Governo Federal, normatizando e divulgando boas práticas sobre as atividades relativas ao tema e fornecendo suporte aos órgãos integrantes do SISP.

Elaboração do Plano de Dados Abertos

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

Como elaborar o Plano de Dados Abertos da minha instituição?

Para orientar as ações e políticas de dados abertos, orientar o processo interno de disponibilização de dados abertos por qualquer organização, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão disponibiliza material de apoio, entre eles, o Plano de dados abertos (PDA) que pode ser encontrado em:

 

Serviços do Governo Federal

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

Onde encontro informações sobre os serviços do Governo Federal?

Para informações sobre documentos e serviços digitais disponibilizados pelo governo federal, acesse o Portal de Serviços do Governo Federal: www.servicos.gov.br

O Portal de Serviços do Governo Federal é um ambiente centralizador de informações sobre documentos e serviços disponibilizados pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços, estimular a participação e o controle da sociedade e promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado.

Capacitação em acessibilidade digital

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

O Governo Federal oferece capacitação relacionada à acessibilidade digital?

Sim. Desde 2014 , os Cursos de Acessibilidade Digital capacitam profissionais no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública, levando em consideração as orientações do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico - eMAG. São dois cursos, com gestão acadêmica, ofertados numa parceria do Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP em seu ambiente de ensino a distância:

  • Curso eMAG para Conteudista
  • Curso eMAG para Desenvolvedor

Acesse a página de Acessibilidade e confira mais informações sobre os cursos!

Capacitação em Interoperabilidade

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

Gostaria de saber mais sobre a interoperabilidade. Tem algum curso básico?

Sim. Desde 2016, é ofertado o Curso de Introdução à Interoperabilidade com vistas a capacitar gestores, técnicos e analistas em Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para aplicar os conceitos de interoperabilidade nos sistemas e serviços governamentais.

O curso é gratuito e se constitui uma parceria entre o Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), sendo realizado na modalidade à distância, pela Escola Virtual ENAP.

Registro de Domínios gov.br

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

Como faço para registrar um domínio governamental?

Conforme determinações da Resolução do CGI.br/RES/2008/008/P, que regulamenta os procedimentos de registro de domínio, para publicação dos domínios sob a raiz .gov.br é necessária a autorização do Ministério do Planejamento.

Acesse a página Domínios.gov.br e saiba mais informações sobre o registro de domínios.

Publicação de Consulta Pública

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

Onde posso publicar uma consulta pública?

Em virtude da criação da ferramenta "Participa.br", o Ministério do Planejamento recomenda a utilização do ambiente de participação social para consultas do governo.

O Participa.br é uma plataforma digital de participação social, feito em software livre, disponibilizado gratuitamente pelo governo federal. O espaço utiliza a internet para o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil, com o objetivo de promover a interação na construção das políticas públicas do governo federal, por meio do amplo acesso dos usuários a ferramentas de comunicação e interação, fóruns de debate, salas de bate papo, vídeos, mapas, trilhas de participação com diversos mecanismos de consulta, dentre outros.

Dúvidas

Para outros esclarecimentos sobre o ambiente do Participa.br, por favor, envie e-mail para participabr@presidencia.gov.br

Licitações e Pregões Eletrônicos

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 01/08/2017 11h55

Como faço para me cadastrar para participar de licitações e pregões eletrônicos?

Para informações sobre esse assunto, entre em contato com os canais disponibilizados no endereço: http://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/posso-ajudar

Ou pelo telefone: 0800-978-2329

Compras Governamentais

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 04/08/2017 17h43

Onde encontro informações sobre compras governamentais (cadastro, fornecedor etc)?

Para informações sobre esse assunto, entre em contato com os canais disponibilizados no endereço: http://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/posso-ajudar

Ou pelo telefone: 0800-978-2329

Banda Larga nas Escolas

por Catia Parreira publicado 07/08/2017 10h42, última modificação 07/08/2017 10h42

A Internet  da minha escola não está funcionando. O que devo fazer?

O Programa Banda Larga nas Escolas está sob a responsabilidade do Fundo Nacional do Ensino - FNDE . Para tirar dúvidas ou entrar em contato com a instituição, acesse:

https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/ActionDatalegis.php?acao=abrirTreeview&cod_menu=832&cod_modulo=21

Benefícios Previdenciários

por Catia Parreira publicado 10/08/2017 11h35, última modificação 10/08/2017 11h35

Sobre Benefícios previdenciários, onde encontro informações?

Para informações sobre benefícios ou serviços da Previdência Social, consulte o site ou ligue para o telefone 135. A Central de Atendimento 135 está está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

 

Informações de outros órgãos

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 18h20, última modificação 26/05/2017 18h20

IMPORTANTE:

Questões relacionadas à educação, saúde, trabalho, previdência, imposto de renda, meio ambiente, economia, entre outros que não constam do conteúdo desse portal, devem ser tratadas com os órgãos responsáveis por esses assuntos e/ou serviços.

Sugerimos que acesse a página do órgão ao qual deseja obter informações e entre em contato por meio dos canais e ouvidorias disponibilizados no referido ambiente.