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por Catia Parreira publicado 07/06/2017 14h21, última modificação 07/06/2017 14h21

Internet Governance Forum - IGF 2017

por Catia Parreira publicado 17/03/2017 15h49, última modificação 01/08/2017 16h26
Quando 18/12/2017 a 00h00 21/12/2017 a 00h00 a
Onde Genebra - Suiça
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Está aberta a chamada para propostas de workshops do Internet Governance Forum - IGF 2017!  O prazo para submissão é 3 de maio de 2017.

Todas as partes interessadas são convidadas a apresentar propostas para a realização de workshops no próximo IGF, que se realizará em Genebra, na Suíça, de 18 a 21 de Dezembro de 2017.

O tema geral proposto para o IGF deste ano é 'Shape Your Digital Future!', enfatizando os mecanismos participativos do IGF e uma abordagem voltada para o futuro para a discussão da governança da Internet. Os sub-temas da reunião serão determinados em parte pelas propostas de workshop recebidas, com os proponentes escrevendo em seus próprios temas. Tópicos sobre questões novas e emergentes, como "Inteligência Artificial", "Trabalho na Era Digital", "Lei Enforcement & Encryption ', etc., são particularmente bem-vindos. Os temas pré-existentes para escolher incluem, mas não se limitam a, Internet of Things; Economia da Internet; Políticas Habilitando o Access; Cíber segurança; Direitos Humanos Online; Questões de gênero; E Alfabetização Digital; Entre muitos outros.

Acesse para mais informações website da IGF:  http://www.intgovforum.org/multilingual/content/igf-2017-call-for-workshop-proposals

Fonte: http://www.intgovforum.org/

VII Fórum da Internet no Brasil - Pré IGF Brasileiro 2017

por Catia Parreira publicado 27/07/2017 11h58, última modificação 27/07/2017 11h58
Quando 14/11/2017 a 08h00 17/11/2017 a 18h00 a
Onde Rio de Janeiro - RJ
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VII Fórum da Internet no Brasil - Pré IGF Brasileiro 2017

 

O Fórum da Internet no Brasil é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF).

Com o Fórum, o CGI.br busca incentivar representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentados no decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Data Brasil: de 14 a 17 de novembro de 2017.

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Tema: “Moldando seu futuro digital”.

Sua programação será construída de forma colaborativa visando promover maior participação da comunidade brasileira de governança da Internet na identificação dos temas relevantes ao debate.

CHAMADA PARA WORKSHOPS

O CGI.br convida representantes de todos os setores interessados a enviarem suas propostas de workshops para o VII Fórum da Internet no Brasil. O envio poderá ser feito por meio de formulário específico, que ficará disponível de 24 de julho a 20 de agosto de 2017.

No total, serão selecionadas até 21 propostas que irão compor a programação oficial do Fórum. Cada workshop terá duração de 90 minutos e deverá contar com participantes dos quatro setores que compõem o CGI.br: setor governamental, setor empresarial, terceiro setor e comunidade científica e tecnológica.

Fonte e mais informações sobre a chamada e a programação do evento podem ser encontradas no site http://forumdainternet.cgi.br/index.html.

 

Web.br 2017

por Catia Parreira publicado 26/05/2017 14h53, última modificação 01/08/2017 16h33
Quando 24/10/2017 a 08h00 25/10/2017 a 18h00 a
Onde São Paulo - SP
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A Conferência deste ano traz como tema principal  "Imersão e Transcendência".

 A Web que transcende é aquela que vai além do browser, além dos limites das telas dos dispositivos. Também, serão abordados temas como Realidade Virtual,  Realidade aumentada, Internet das Coisas na Web, algoritmos, publicações digitais entre outros. 

Data: 24 e 25 de Outubro

Local: Maksoud Plaza, São Paulo/SP

Fonte e mais informações, acesse o site do evento: http://conferenciaweb.w3c.br

74º Fórum de TIC Dataprev

por Catia Parreira publicado 25/09/2017 15h55, última modificação 25/09/2017 15h55
Quando 09h00 17h00 28/09/2017
das até
Onde Rio de Janeiro - RJ
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Banner do Evento

 

A Dataprev realiza na próxima quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, o 74º Fórum de TIC, que tem como tema a Internet das Coisas. Além da Dataprev, o evento contará com a presença com representantes do Gartner Latin America, da Aliance Shopping Centers e da Hitachi Data Systems e será realizado na sala multiuso do Edíficio Waldir Pires, em Botafogo.

Com abertura realizada pela coordenadora-geral de Inteligência da Informação da Dataprev, Simone Hauch, o fórum contará com quatro painéis, cada um seguido de um debate.

O primeiro palestrante, Aurélio Bastos, consultor do Gartner Latin America, apresentará o painel IoT: O Surgimento de Novos Negócios e Modelos Econômicos.

O segundo painel tratará da Aplicação IoT na Otimização de Negócios em Shopping Centers e será apresentado por Fábio Moraes, superintendente de TI da Aliance Shopping Centers.

Já Marcelo Sales, diretor de Soluções da Hitachi Data Systems, apresentará o terceiro painel, abordando “A Visão da Hitachi sobre IoT, abordando desafios e tendências de 2 casos práticos”.

O quarto e último painel será Estudo de Caso: Aplicação de IoT - Monitoramento da Infraestrutura dos Data Centers da Dataprev e será apresentado por Eduardo Sousa, coordenador de gestão de Facilities da Dataprev.

Como participar - O fórum será transmitido para todos os estados por videoconferência. Os interessados devem procurar os facilitadores locais da Rede de Comunicação Institucional para informações sobre as salas que receberão o evento. Quem quiser acompanhar o evento no Rio de Janeiro deve confirmar presença pelo e-mail comunicacao@dataprev.gov.br ou pelo telefone (61) 3207-3340.

Serviço

74º Fórum de TIC Dataprev

Data: 28/09, quinta-feira

Horário: 9h às 17h

Local: Edifício Waldir Pires, sala multiuso

Endereço: Rua Professor Álvaro Rodrigues, 460, Botafogo - Rio de Janeiro

Programação

9h30 Abertura
          Simone Hauch - Coordenadora-Geral de Inteligência da Informação da Dataprev
       
10h Painel I - IoT: O Surgimento de Novos Negócios e Modelos Econômicos
        Palestrante: Aurélio Bastos (Gartner Latin America)

10h40 Debate

11h Painell II - Aplicação IoT na Otimização de Negócios em Shopping Centers
        Palestrante: Fábio Moraes (Aliance Shopping Centers)

11h40 Debate

12h Almoço

14h Painel III - A Visão da Hitachi sobre IoT, abordando desafios e tendências de 2 casos práticos
        Palestrante: Marcelo Sales (Hitachi Data Systems)

14h40 Debate

15h Painel IV - Estudo de Caso: Aplicação de IoT - Monitoramento da Infraestrutura dos Data Centers da Dataprev
        Palestrante: Eduardo Sousa (Dataprev)

15h40 Debate

16h Considerações Finais e Encerramento

16h15 Coffee Break

 

Fonte: imagem e texto -  reprodução do Portal Dataprev

Brasil 100% Digital - Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública

por Catia Parreira publicado 21/09/2017 14h47, última modificação 21/09/2017 14h47
Quando 25/09/2017 a 09h30 26/09/2017 a 18h00 a
Onde Brasília - DF
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Inscrições abertas para a terceira edição do Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública.  O Seminário tem o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

Data: 25 e 26 de setembro de 2017

Horário: de 9h30 às 18h, no dia 25/9/2017 e de 9h às 18h, no dia 26/9/2017

Local: Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do Tribunal de Contas da União, Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3. Brasília - DF

O evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Transparência e Controladoria-geral da União (CGU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Fonte da informações e inscrições no site Brasil Digital.

Seminário internacional sobre acessibilidade e inclusão

por Catia Parreira publicado 19/09/2017 10h27, última modificação 19/09/2017 10h27
Quando 20/09/2017 a 09h00 21/09/2017 a 19h00 a
Onde Brasília - DF
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O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará, em parceria com outras instituições, o seminário internacional “Acessibilidade e Inclusão: Expressão da Cidadania”. 

O objetivo do seminário internacional é viabilizar espaço de discussão acerca das diversas barreiras que comprometem o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência. Os debates também pretendem potencializar a promoção da igualdade de oportunidades em relação às demais pessoas, com vistas à efetiva inclusão social.

São parceiros do TCU na realização do evento o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua), a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto Ser Educacional e a Escola de Gente.

A conferência de abertura será do procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas junto ao TCU, que é o supervisor da Política de Acessibilidade do Tribunal. Foi ele quem propôs à Comissão de Acessibilidade (Caces) do TCU que avaliasse a oportunidade de realizar seminário aberto ao público que tratasse do tema da acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência.

Em seguida, haverá ato de apoio à candidatura do Brasil para compor o Comitê de Monitoramento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), com as presenças do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da deputada federal Mara Gabrilli.

Logo após, será formalizado ato conjunto dos Tribunais de Contas e dos respectivos Ministérios Públicos de Contas em relação à fiscalização da emissão de alvará e habite-se. Também haverá o lançamento do selo de acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Tais atos contarão com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Fernandes Pascoal; do procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Júlio Marcelo de Oliveira; do engenheiro e gerente da Regional Oeste do Confea, Jary Ferreira de Castro.

Ainda na manhã do dia 20, serão inaugurados o espaço integrado de exposição, o “Espaço de vivência e de dinâmica de sensibilização”, bem como o espaço “D+eficiência para a Indústria”. À tarde ocorrerá 1º painel, com o tema: Políticas públicas para a pessoa com deficiência. O moderador será o secretário-geral da Presidência do TCU, Rainerio Rodrigues Leite.

Durante o encontro, serão abordados temas relacionados às políticas públicas para as pessoas com deficiência; ao desenho universal para cidades inclusivas, bem como as tendências globais e os desafios para a implementação de políticas públicas inovadoras. O seminário discutirá, ainda, a participação social e os desafios da inclusão escolar da pessoa com deficiência e sua  inclusão produtiva no  mercado de trabalho.

Data: 20 e 21 de setembro/2017

Local: Escola de Governo do TCU, Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Brasília (DF).

Inscrições e mais informações, acesse http://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-realiza-seminario-internacional-sobre-acessibilidade-e-inclusao.htm

 Fonte: Site do TCU

Conferência Blockchain: Criptomoedas e Segurança em IPT

por Catia Parreira publicado 13/09/2017 14h35, última modificação 13/09/2017 15h38
Palestrante: Andre de Castro
Quando 14h00 18h00 19/09/2017
das até
Onde 516 Norte
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Brasileiro radicado nos Estados Unidos, Andre é um executivo de tecnologia, tecnólogo de software, especialista em criptografia e especialista em finanças, com atuação na indústria de criptografia de bitcoin desde sua criação em 2010. Pioneiro e evangelista da Bitcoin, é um líder de pensamento da indústria e tem atuado nas mais diversas frentes, seja como desenvolvedor de software, investidor, trader, consultor em políticas públicas e inventor. Como desenvolvedor, ele concebeu e projetou o AirWavePay, um sistema de pagamento em criptografia sem contato, e o Blockchain of Things Catenis, a primeira rede de dispositivos ativados por blockchain para resolver os desafios do IoT e da Internet Industrial. Também ajudou o governo dos EUA a desenvolver suas políticas de criptografia monetária.

Data: 19/09/2017 (terça) – das 14h às 18h

Local: 516 Norte – Auditório da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

Programação:

14h às 15h45 – Blockchain: Criptomoedas

15h45 às 16h – Intervalo

16h às 18h – Blockchain e IOT: Segurança

Inscrições pelo e-mail digc@enap.gov.br

Vagas limitadas!

Banner do Evento

VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais

por Catia Parreira publicado 18/08/2017 14h38, última modificação 18/08/2017 14h38
Quando 18/09/2017 a 08h00 19/09/2017 a 18h00 a
Onde São Paulo - SP
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O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR recebem  inscrições para o VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais.

Data: 18 e 19 de setembro

Local: Hotel Blue Tree Morumbi - São Paulo/SP

O Seminário é gratuito e dirigido a profissionais da área jurídica, da comunidade técnica, educadores e demais interessados em debater a temática.

Promoção: CGI.br e NIC.br em parceria com o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF/SP), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Internet Society (ISOC).

As inscrições podem ser feitas em http://seminarioprivacidade.cgi.br/.

Este ano, serão realizadas oito sessões em dois dias de evento para discutir temas como algoritmos e discriminação, a construção de uma Agenda Digital para o Brasil, criptografia, Internet das Coisas, cidades inteligentes, entre outros. Além disso, a proteção da privacidade e dos dados pessoais nas áreas de segurança pública e saúde também serão temas de debate. 

Dado o avanço das discussões no Congresso sobre a adoção de uma lei geral de proteção de dados no Brasil, a programação deste ano inclui ainda um “Coquetel de Debates” sobre os projetos de lei em tramitação na Câmara e Senado que contará com a participação de representantes dos diversos setores. A discussão sobre criptografia, prevista para o segundo dia do Seminário, também ocorre em um momento oportuno em que o Judiciário brasileiro se vê questionado sobre o uso desse tipo de tecnologia em aplicativos de comunicação por mensagens. 

O VIII Seminário de Proteção à Privacidade e aos Dados Pessoais é um dos principais eventos de debate multissetorial sobre o tema no Brasil e reunirá membros de governos, empresas, terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica ampla experiência na área. A programação completa do evento com os participantes da edição deste ano pode ser acessada em http://seminarioprivacidade.cgi.br/.

A programação completa e demais informações sobre o evento podem ser encontradas no endereço http://seminarioprivacidade.cgi.br/.

Workshop

Em paralelo às discussões, no dia 18 de setembro será realizada a segunda edição do workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet", com vagas limitadas. Serão debatidos tópicos como o papel dos pais, educadores e das políticas públicas na promoção de um ambiente seguro; cuidados e responsabilidade no uso da internet; equilíbrio entre o respeito às liberdades individuais e a segurança, além de uma oficina sobre softwares de controle parental e o pré-lançamento do Guia “Internet com Responsa 60+”, iniciativa do NIC.br e do CGI.br que traz informações e recomendações gerais sobre como as pessoas com sessenta anos ou mais podem melhor aproveitar a vida virtual, segundo Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br.

Informações completas sobre a programação do Workshop, que abre inscrições em 14/08, estão disponíveis em: http://workshopexposicaonainternet.nic.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/. 

Fonte: CGI.br

Prêmio e-Gov 2017

por Catia Parreira publicado 07/08/2017 11h12, última modificação 07/08/2017 11h13
Quando 19h00 22h00 13/09/2017
das até
Onde Porto de Galinhas – PE
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Criado em 2002, o Prêmio e-Gov é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

Realizado anualmente, a décima sexta edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública e divulgar ações que, com o uso da tecnologia da informação, visem a modernizar a gestão pública em benefício da população.

A divulgação dos vencedores e a solenidade de premiação da 16ª edição do Prêmio e-Gov serão feitas na abertura do Secop 2017, no dia 13 de setembro, em Porto de Galinhas – PE, no  Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas.

Fonte: http://www.secop.org.br

Mais informações sobre esse evento…

Desafios para implantação da Estratégia de Governança Digital

por Catia Parreira publicado 16/05/2017 17h48, última modificação 01/08/2017 16h33
Quando 08h30 12h30 21/06/2017
das até
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Banner do Evento: fundo preto, contendo o nome e a data do evento.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, no dia 21 de junho, o Seminário Desafios para Implantação da Estratégia de Governança Digital. A atividade será ministrada pelo doutor em Engenharia de Produção e assessor-chefe na Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do Ministério Público Federal, Cristiano Rocha Heckert; e pela doutora em Administração e professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV), Maria Alexandra da Cunha.

O objetivo é capacitar servidores de diversos ministérios, envolvidos direta ou indiretamente com a Estratégia de Governança Digital (EGD). Além disso, a atividade visa reforçar a implementação de um novo paradigma na gestão pública com a EGD, que permita explorar, potencializar e orquestrar sinergias que promovam maior eficácia, eficiência, efetividade e economicidade do Estado Brasileiro. 

Nesse contexto, o seminário constitui uma oportunidade de reflexão e de ideias para a expansão do acesso às informações governamentais, da melhoria dos serviços públicos digitais e da ampliação da participação social.  

Serviço:
Seminário 
Desafios para Implantação da Estratégia de Governança Digital
Público-alvo: ocupantes de FCPE e DAS nos níveis de 1 a 4 (preferencialmente) e servidores que trabalhem com a Governança Digital.
Data: 21 de junho de 2017 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h30
Limite de vagas: 100
Local: Espaço Nexus – 2º andar, Enap (SAIS – Área 2A – Brasília/DF)

Inscrições gratuitas e abertas no portal da Enap
 

Outras informações:
Coordenação-Geral de Educação Executiva
seminariosexecutivos@enap.gov.br

Fonte e imagem: Site da ENAP

Projetos digitais de governo aberto

por Catia Parreira publicado 09/03/2017 11h32, última modificação 09/03/2017 14h49
Inscrições abertas até o dia 19 de março
Quando 25/04/2017 a 00h00 16/06/2017 a 00h00 a
Onde Campus Virtual da OEA
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Tópicos do Curso:

1. Para aprender:

• Marco geral de Governo Digital e Aberto.

• Estratégia Digital para agregar Valor Público.

• Arquitetura Institucional e Redesenho de processos.

• Gestão de mudanças.

• Mídias Digitalizados para a prestação de serviços do governo.

• Dados Abertos e Soluções Digital para fortalecer a Transparência e o Acesso a informação pública.

• Planos de Comunicação para a Participação do cidadão.

2. Conhecer experiências de América Latina e o Caribe.

Fonte: http://portal.oas.org/Portals/7/SEDI_oficina/Convocatorias%20Campus%20Virtual/OEA-GA05.pdf

 

INOVAÇÃO ABERTA

por Catia Parreira publicado 16/05/2017 16h37, última modificação 16/05/2017 16h37
Quando 09h00 19h00 25/05/2017
das até
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Logomarca do InovaGovOficinas promovidas pela Rede Federal de Inovação no Setor Público, InovaGov e o Tribunal de Contas da União (TCU) pretendem:

"Engajar mais e mais a sociedade civil, a academia e o setor privado para inovarem juntos com o setor público. Venha conhecer a Rede Federal de Inovação no Setor Público, InovaGov, um ambiente de transformação do Governo, onde os diversos setores (público, privado e terceiro setor) podem propor e colaborar com projetos visionários que tragam inovações de impacto para o cidadão. Estamos à procura de novos atores, principalmente do setor privado, sociedade civil e academia para fomentar a inovação no setor público, disseminar metodologias relacionadas ao tema e ajudar projetos-chave para a inovação."

Data:

25/05/17 09:00

Local:

Instituto Serzedello Corrêa (ISC /TCU) - Setor de Clubes Esportivos Sul- Trecho 3, Polo 8, lote 3.

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Conali2017 - Conferência Nacional de Libras

por Catia Parreira publicado 24/04/2017 10h59, última modificação 24/04/2017 10h59
Quando 24/04/2017 a 08h00 26/04/2017 a 16h00 a
Onde Porto Alegre - RS
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Conali2017 - Conferência Nacional de Libras é uma ação social que será realizada pela Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, no período de 24 a 26 de abril de 2017, em Porto Alegre/RS. O Conali2017 pretende abrir momentos de reflexões e debates com a comunidade surda e profissionais da área de Libras de todo o Brasil.

Conali2017 tem como objetivo principal o fortalecimento das discussões de políticas públicas para a área de Libras, estabelecendo metas e deliberações num processo transversal e federativo, bem como a celebração de toda a comunidade Surda e profissionais que atuam na área de Libras com a oficialização da legislação Federal de nº. 10.436/2002, que reconhece  a Libras - Língua Brasileira de Sinais, como meio legal de comunicação, expressão e outros recursos linguísticos a ela associados.

Libras é entendida como uma forma de comunicação e expressão, de natureza visomotora, com estrutura gramatical própria, a qual se constitui de um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos das comunidades surdas do Brasil.

A "Lei de Libras" completará 15 anos de oficialização no dia 24 de abril de 2017 e por essa conquista, associamos para essa mesma data a comemoração dos 30º aniversário de fundação da Feneis. A entidade é filantrópica, sem fins lucrativos, com a finalidade de defesa das políticas linguísticas, educação, cultura, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como da defesa de seus direitos.

Celebrar essas conquistas é o que nos motiva a apresentar a todos o Conali2017, pois percebemos o quanto avançamos e o quanto consolidamos ações de políticas públicas no cenário Brasileiro, em prol da comunidade surda e dos profissionais da área de Libras. Os nossos esforços e trabalho ao longo desses 30 anos vem permitindo gerar muitas possibilidades para a área de Libras, e com isso, festejaremos com a certeza de que estamos no caminho de um futuro melhor para todos.

Conali2017 convida você e sua comunidade para juntos refleitimos sobre os objetivos propostos no âmbito das ações das políticas públicas para a área de Libras e entre outros fomentos de defesa aos direitos humanos e da promoção da igualidade.

Conali2017 encontra-se destinado para comunidade surda, deficientes auditivos (DA), professores, instrutores, pesquisadores, tradutores e intérpretes de Libras/Português e áreas afins.

Fonte: https://conali.feneis.org.br/

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Campus Party Brasil 2017

por Catia Parreira publicado 31/01/2017 11h05, última modificação 31/01/2017 11h05
Quando 31/01/2017 a 19h00 04/02/2017 a 19h00 a
Onde São Paulo - SP
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Considerada a maior experiência tecnológica do mundo, a Campus Party acontece no Brasil desde 2008, há 4 anos em duas edições, São Paulo e Recife, e atrai anualmente geeks, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura, Entretenimento Digital e Empreendedorismo.

Ao longo do evento, palestras, debates e oficinas fazem da Campus Party uma experiência única, porque, neste período, ela se transforma no principal ponto de encontro das mais importantes comunidades digitais do país. São momentos em que é possível interagir, compartilhar conhecimento, produzir novidades e, por meio de seus palcos, acompanhar as principais tendências de um universo onde inovar é a palavra mágica.

A Campus Party é mais do que um evento, é uma rede de pessoas talentosas, apaixonadas por tecnologia, que inovam, empreendem, aprendem e compartilham seus conhecimentos. Para manter essa rede sempre ativa, o Instituto dispõe de uma plataforma que funciona como uma rede social da Campus Party: o Campuse.ro (www.campuse.ro). Atualmente existem 461.012 mil pessoas cadastradas no mundo, sendo 131.809 do Brasil. A ferramenta é utilizada para integração e interface entre os Campuseiros e permite acesso às transmissões ao vivo, aos conteúdos e aos vídeos de todas as edições do evento.

Data: 31 de Jan a 5 de Fev
Local: Anhembi - São Paulo/SP

Mais informações sobre esse evento…

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Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades

por Catia Parreira publicado 15/12/2016 11h21, última modificação 15/12/2016 11h21
Quando 09h00 12h00 16/12/2016
das até
Onde Brasília - DF
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A Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/MP promove o evento “Softwares Públicos e Livres - Desafios e Oportunidades”, que será realizado no dia 16 de dezembro de 2016, das 09h às 12h, no auditório térreo do bloco K, Esplanada dos Ministérios, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, com transmissão por vídeo streaming. 

O evento tem por objetivo promover debate qualificado entre representantes da comunidade de software livre e a comunidade SISP, de forma a identificar perspectivas de melhorias nas políticas de software público e de software livre no governo.
Programação:
Abertura: Wagney Schunck de Godoy – Secretário Adjunto da STI
Palestra: Software Público Brasileiro e Redes de Conhecimento - Ana Carolina Degaspari – Diretora de Governança, Sistemas e Inovação da STI
Painel: Contribuições para as políticas públicas de softwares públicos e livres no governo federal
* César Brod - Diretor de Desenvolvimento Regional do Linux Professional Institute
* Deivi Kunh - Representante da Comunidade de Software Livre
* Luiz Felipe Coimbra Costa - Consultor Internacional para Software Público
* Nitai Bezerra da Silva - Coordenador-geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Cultura
* Orlando Batista da Silva Neto (moderador) - Coordenador-geral de Sistemas de Informação da STI
- Debate
- Encerramento

Seminário Governança em TI

por Catia Parreira publicado 26/10/2016 11h43, última modificação 26/10/2016 11h43
Quando 09h00 18h00 18/11/2016
das até
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A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, no dia 18 de novembro, no auditório da instituição, o seminário Governança em TI. A capacitação será ministrada pelo professor Cristiano Heckert, engenheiro de Produção e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

A Governança em Tecnologia da Informação é o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação. O propósito é assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos desta última. Seu objetivo é garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização.

No seminário, o palestrante apresentará experiências à luz do moderno referencial teórico e de casos práticos vivenciados na Administração Pública brasileira.

Faça sua inscrição.

As vagas são limitadas. O evento será gravado e, posteriormente, disponibilizado nos canais da Enap.

Serviço:
Seminário Governança em TI
Público-alvo: servidores do poder Executivo
Data: 18 de novembro de 2016
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório da Enap (SAIS – Área 2A – Brasília-DF)

Outras informações:
Coordenação-Geral de Programas de Capacitação
Eduardo Paracêncio
(61) 2020-3431
eduardo.paracencio@enap.gov.br

Fonte: Escola Nacional de Administração Pública.

II Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital

por Catia Parreira publicado 26/10/2016 17h20, última modificação 01/08/2017 11h22
Quando 10/11/2016 a 08h00 11/11/2016 a 18h00 a
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O Segundo Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2016 no Auditório da Fiocruz, Universidade de Brasília. Várias questões serão discutidas, como a neutralidade de rede, a regulação da internet, a defesa de dados pessoais diante do contexto de big data. Resultados de pesquisas recentes serão apresentados, entre eles a publicação do Cetic de 2015 sobre o uso das TICs e do eGOV. Pesquisadores do campo de inovação e governança digital, reconhecidos internacionalmente, estarão no evento para discutir as mais variadas questões contemporâneas relativas ao tema.

Mais informações sobre o evento!

Fonte: site da Universidade de Brasília.

2º Seminário Brasil 100% Digital

por Catia Parreira publicado 26/10/2016 12h19, última modificação 26/10/2016 12h19
Quando 10/11/2016 a 09h00 11/11/2016 a 18h00 a
Onde Brasília - DF
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O Tribunal de Contas da União, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Tribunal Superior do Trabalho convidam você para a 2ª edição do Seminário Internacional Brasil 100% Digital. O objetivo é apresentar e discutir estratégias, projetos e ações de controle relacionados a serviços públicos, abertura de dados e participação social, sob esse novo paradigma.

O evento dá continuidade ao 1º seminário Brasil 100% Digital, de 2015, que apresentou algumas das mais relevantes experiências internacionais no aprimoramento dos serviços públicos oferecidos à sociedade sob o paradigma de governo digital.

O intercâmbio de conhecimentos foi importante e motivou a publicação da Política de Governança Digital (Decreto 8.638/2016) e da Estratégia de Governança Digital, bem como várias ações de controle voltadas à indução do desenvolvimento digital.

Durante o evento, as palestras serão transmitidas ao vivo, por meio dos canais oficiais do TCU e do Ministério do Planejamento no YouTube, e sua gravação será disponibilizada para consulta, posteriormente.

Local:

Auditório Ministro Arnaldo Sussekind
Tribunal Superior do Trabalho
Brasília - DF

Mais informações e Inscrições!

Fonte: Tribunal de Contas da União

XIII Conferência Latino-Americana de Software Livre – “Latinoware 2016″

por Catia Parreira publicado 19/10/2016 15h24, última modificação 19/10/2016 15h24
Quando 19/10/2016 a 14h00 21/10/2016 a 17h00 a
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Banner do evento

A 13ª Conferência Latino-americana de Software Livre será realizada de 19 a 21 de outubro de 2016 no Parque Tecnológico Itaipu – Foz do Iguaçu - Paraná.

O evento é pautado pelo debate de ideias, apresentação de ferramentas livres de desenvolvimento e troca de experiências e impressões sobre os projetos inovadores em código aberto.

Inovação - A Latinoware 2016 reúne um amplo conteúdo de informações e conhecimento a serem compartilhados por estudantes, professores, pesquisadores e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.

Fonte: Site do Evento.

IV Fórum de Governança - O FACIN como padrão ePING

por Catia Parreira publicado 10/10/2016 11h25, última modificação 01/08/2017 11h27
Quando 08h30 18h00 20/10/2016
das até
Onde Brasília - DF
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Banner IV Forum

O objetivo desta edição é debater os Modelos de Referência do FACIN – Framework de Arquitetura Corporativa para Interoperabilidade no Apoio à Governança, apresentando seus conceitos, conteúdo, integração e aplicação nas organizações públicas, bem como as vantagens para a sociedade como um todo, preparando os participantes para sua implementação, que se inicia com sua incorporação, como padrão, ao documento de referência da ePING para o ano de 2017.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer e debater com especialistas do governo e de organizações internacionais, o framework de arquitetura corporativa brasileiro que será uma referência para os órgãos da Administração Pública Federal. De acordo com pesquisa realizada em 2014, foi identificado que, entre os países que mantêm uma posição de liderança no ranking do Relatório de Desenvolvimento de Governo Eletrônico das Nações Unidas, em comum apresentam o uso de uma arquitetura corporativa.

Data: 20 de outubro de 2016
Horário: 8h30 às 18h

Local: Auditório da Sede do Serpro, SGAN Quadra 601 Módulo "V", Brasília/DF

Acesse o site do Serpro para conferir mais detalhes do evento!

Parceiros:

banner-parceiros.png

Fonte: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

5º Fórum Brasileiro de CSIRTs

por jessica.freitas publicado 02/06/2016 15h44, última modificação 13/06/2016 12h34
Quando 22/09/2016 a 08h00 23/09/2016 a 18h00 a
Onde São Paulo - SP
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Sobre o Evento
O Fórum Brasileiro de CSIRTs é um evento dedicado à discussão de assuntos relacionados com tratamento de incidentes e resiliência das organizações face a incidentes de segurança.

 

Proponha uma Palestra
Convidamos todos os profissionais atuantes em Grupos de Tratamento de Incidentes de Segurança (CSIRTs) ou que trabalhem com segurança e tratamento de incidentes no seu dia-a-dia, a submeter propostas de palestras de interesse para a Comunidade de Tratamento de Incidentes no Brasil.

Patrocine!
Caso tenha interesse em patrocinar este ou outros eventos do NIC.br, os detalhes sobre as oportunidades encontram-se em:

 

Datas Importantes

  • 25 de julho de 2016: Data limite para envio de propostas de palestras
  • 29 de julho de 2016: Anúncio das propostas aceitas
  • 22 e 23 de setembro de 2016: 5º Fórum Brasileiro de CSIRTs

 

As palestras compartilhadas pelos palestrantes estão disponíveis em: cert.br/forum2015/agenda/

Fotos do Evento
Confira as fotos do 4º Fórum Brasileiro de CSIRTs no Flickr do NIC.br

Fonte: cert.br

17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL)

por jessica.freitas publicado 02/06/2016 15h48, última modificação 26/07/2016 14h59
Quando 13/07/2016 a 08h00 16/07/2016 a 18h00 a
Onde Porto Alegre - RS
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Internet das Coisas ou das Pessoas é tema do 17º Fórum Internacional Software Livre - FISL17.

Realizado desde o ano 2000 pela Associação Software Livre.Org, o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação do mundo anualmente reúne técnicos, educadores, empresários, estudantes e ativistas do conhecimento livre e compartilhado durante quatro dias de intensa programação de palestras, debates e atividades formativas, além de mostras e exposições de tecnologias livre inovadoras.

Para esta edição, o tema de destaque será a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), assunto em pauta nos mais variados âmbitos da tecnologia e mercado, anunciado como a revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação ao conectar em rede os mais diversos objetos e aparelhos do dia-a-dia, como eletrodomésticos e roupas. No FISL, porém, para além das atividades expondo avanços técnicos em campos como sensores wireless e nanotecnologia, bases de dados, redes e identificação de dispositivos, o tema será abordado com um enfoque diferente: “Internet das coisas ou das pessoas? A importância do software livre no futuro de todos (os) nós". A provocação vai ao encontro da tradição do evento de se pensar a tecnologia de forma crítica, problematizando questões como liberdade e segurança dos usuários e das próprias redes de telecomunicações.

A abertura das inscrições do 17º FISL está prevista para o início de abril, e acontece paralelamente à Chamada de Trabalhos, através da qual a comunidade Software Livre é convidada a submeter propostas de palestras, oficinas e debates que vão compor a grade de programação do Fórum após votação pública. Em 2016, as atividades serão distribuídas em oito Zonas Temáticas: Administração, do Hardware Livre, do Desenvolvimento, dos Jogos e Multimídia, dos Negócios, da Educação, dos Tópicos Emergentes e dos Encontros Comunitários. O evento dispõe ainda de área de mostras e exposições de patrocinadores aberta à visitação pública.

INGRESSOS ANTECIPADOS
É possível adquirir ingressos antecipadamente fazendo uma doação para a Associação Software Livre.Org. Colaborando com R$ 170,00 para a realização do FISL17, você ganha também uma camiseta oficial do evento.

Data: 13 a 16 de julho de 2016
Centro de Eventos da PUC-RS Porto Alegre
Inscrições: a partir de janeiro.

Site: http://fisl.org.br/. - link indisponivel

Fonte: Portal do Software Livre Brasil.

IV Fórum da Internet no Brasil

por jessica.freitas publicado 09/06/2016 13h37, última modificação 09/06/2016 13h37
Quando 11/07/2016 a 20h00 13/07/2016 a 19h00 a
Onde Porto Alegre - RS
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Sobre o Fórum

O CGI.br promove o Fórum da Internet no Brasil com o objetivo de reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nos debates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo. O Fórum é portanto um espaço aberto e um convite para debatermos os desafios atuais e futuros da Internet.

Mantendo e aprofundando o modelo multissetorial e multilateral de governança da Internet no Brasil, o CGI.br busca incentivar os principais representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões e soluções consensuais para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil diversa, universal, inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentado em sua resolução com os Princípios para a Governança e Uso da Internet.

Trilhas Temáticas

  1. Universalização e Inclusão Digital
  2. Segurança e Direitos na Internet
  3. Conteúdos e Bens Culturais
  4. Inovação e Capacitação Tecnológica

Programação Preliminar

Inscreva-se

Local

Centro de Convenções da Fiergs
Endereço: Av. Assis Brasil, 8787
Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3347-8636
centrodeeventos@fiergs.org.br
www.centrodeeventosfiergs.com.br/

Fonte: forumdainternet.cgi.br.

3º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais

por jessica.freitas publicado 28/06/2016 15h15, última modificação 01/08/2017 11h42
Quando 06/06/2016 a 09h00 10/06/2016 a 18h00 a
Onde Rio de Janeiro - RJ
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Para comemorar os 80 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a instituição promoverá o 3º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais.

Tema central do evento: "Informação em favor da democracia".

Objetivo geral: Estruturar uma agenda interinstitucional de ações que vise atender as demandas atuais e a construção do Sistema Nacional de Informações Oficiais, a partir da mobilização e participação dos produtores, ouvidos os usuários.

Data: 6 a 10 de junho de 2016
Local: Rio de Janeiro/RJ
Público-Alvo: Instituições governamentais, institutos de pesquisa, organizações da sociedade civil, associações científicas, convidados internacionais, técnicos e pesquisadores interessados na produção, disseminação e utilização de informações necessárias ao conhecimento da realidade do país e ao exercício da cidadania.

Este Encontro está inserido em um contexto histórico de realização periódica da Conferência Nacional de Estatística – CONFEST e da Conferência Nacional Geografia e Cartografia - CONFEGE. Estas Conferências têm por objetivo avaliar a produção, a disseminação e a utilização de informações de natureza estatística e geocientífica. Para seu sucesso tem sido fundamental a participação de um amplo conjunto de atores formado pelos diversos órgãos produtores e usuários de informações.

O 3º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais incorpora as duas conferências, CONFEST e CONFEGE, de forma integrada.

Folder do 3º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais

Confira o folder de divulgação do evento.

Fonte: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

I Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais

por jessica.freitas publicado 28/06/2016 15h18, última modificação 28/06/2016 15h18
Quando 06/04/2016 a 08h00 07/04/2016 a 18h00 a
Onde Brasilia - DF
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Com tema atual e relevante para a área de Tecnologia da Informação, o I Fórum de Governança de TIC dos Institutos Federais explorará os serviços de computação e armazenamento em nuvem e outros assuntos pertinentes, bem como o Decreto n. 8.539, que trata do uso de meio digital no trâmite de documentos na administração pública direta, autárquica e fundacional.

Márcio Braz (IBGP) mediará o debate de Computação em Nuvem e Governança Digital, com participação de Anderson Costa (IFB/MEC), Roberto Florentino Junior (RW3/Google) e de nosso secretário Cristiano Heckert.

Entre os debates e painéis do evento, professores do IBGP, tais como Antonio Daud, Claudio Cruz e Daniel Jezini, especialistas nos temas que serão abordados, realizarão palestras sobre temas de alta relevância associados a Governança Pública, expertise maior do IBGP. Também haverá apresentação de soluções de serviços em nuvem, por importantes empresas representantes desse mercado.

As vagas são limitadas!

Veja a programação completa na página do evento: www.ibgp.net.br.

Local: Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília
SGAN 610, Módulos D, E, F e G

As inscrições são gratuitas para gestores, professores, técnicos e auditores dos órgãos e entidades do setor público.
Participe!

Oficina "Plataforma de Participação Social - Participa.br para Gestores Públicos Federais”

por jessica.freitas publicado 28/06/2016 15h20, última modificação 28/06/2016 15h20
Quando 09h00 12h00 29/03/2016
das até
Onde Brasilia - DF
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O Departamento de Governo Digital, da Secretaria de Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - STI/MP abre inscrições para a Oficina “Plataforma de Participação Social - Participa.br para Gestores Públicos Federais”.

A oficina será realizada no dia 29 de março de 2016, período da manhã, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – Brasília/DF e tem como objetivo capacitar gestores para realização de consultas públicas e processos de participação social utilizando a Plataforma do Participa.br; O encontro é uma realização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Governo da Presidência, órgão responsável pela criação e manutenção do Participa.br.

Sobre o Participa.br – é uma ferramenta do Governo Federal que tem como objetivo promover a participação social, a interação, a divulgação de conteúdos relacionados às políticas públicas do governo federal, por meio do amplo acesso dos usuários a ferramentas de comunicação e interação, fóruns de debate, salas de bate papo, vídeos, mapas, trilhas de participação com diversos mecanismos de consulta, dentre outros.

Os interessados em participar da oficina devem preencher o formulário até o dia 23/3. Em virtude do reduzido número de vagas, os inscritos devem aguardar a confirmação da inscrição por e-mail.

Programação da Oficina
Horário: 9h-12h
Local: ENAP, SAIS - Área 2A, sala 119, Brasília/DF
Dinâmica: Oficina prática de comunidades Noosfero focada nas funcionalidades necessárias para gestão das comunidades e realização de consultas públicas
Público esperado: Gestores de Participação Social da Administração Pública Federal (ministérios e autarquias) e das plataformas estaduais

Para outros esclarecimentos, encaminhar e-mail para govbr@planejamento.gov.br.

Oficina de Elaboração de Plano de Dados Abertos

por jessica.freitas publicado 28/06/2016 15h40, última modificação 28/06/2016 15h40
Quando 09h00 12h30 10/03/2016
das até
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Objetivo: apoiar e acompanhar os órgãos na elaboração do Plano de Dados Abertos

Data: 10 de março de 2016 Horário: 9h - 12h30
Público-Alvo: servidores públicos com conhecimento e experiência nas áreas de Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e/ou Ouvidoria, em gestão de projetos de tecnologia da informação e em planejamento estratégico.
Local: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) - Brasília/DF

Seminário e-PING 2013

por jessica.freitas publicado 27/06/2016 14h28, última modificação 27/06/2016 14h33
Quando 16/06/2013 a 09h00 18/06/2013 a 12h30 a
Onde Brasilia - DF
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govbr-e-ping.pngO ano de 2013 marca o início do 10º ciclo de discussões dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING). Estes padrões definem um conjunto de premissas, políticas, especificações técnicas e modelo de gestão, a fim de garantir a interoperabilidade entre os sistemas, portais, sítios e serviços de governo eletrônico.

Como primeira atividade deste ciclo, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação promoverá nos próximos dias 17 e 18 de junho, o Seminário e-Ping 2013. O evento visa expor iniciativas de governo eletrônico viabilizadas por intermédio da interoperabilidade - processo de comunicação de dois ou mais sistemas, e integração no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Governo Federal.

O Seminário e-Ping ocorrerá no Auditório do bloco K, Edifício sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a programação preliminar segue abaixo:

Público-alvo: Servidores Públicos

Programação

Dia 17/06/2013
9:00 às 9:30h - Café e Credenciamento
9:30 às 10:30h - Mesa de abertura: SLTI, ASEGE e SE/ MP e Apresentação da Proposta do Seminário: Coordenação e-PING
Eixo: Melhoria da Prestação de Serviços
10:30 às 12:00h - Padrões para Dados Abertos, Guia de Serviços: Interoperabilidade para a melhoria da interação Governo-Sociedade, Prestação de Serviços em Dispositivos Móveis
12:00 às 14:00h - Almoço
Eixo: Melhoria da Gestão Administrativa – Parte I
14:00 às 15:30h - Administração Sem Papel: Protocolo Integrado - Aspectos de Interoperabilidade, Plano para a Administração Sem Papel: O Guia de Padrões de Troca, Processo Eletrônico Nacional
Eixo: Monitoramento de Políticas Públicas
15:30 às 17:30 - Brasil sem Miséria, Comitê de Estatísticas Sociais: Composição, Objetivos e Bases de Dados Inventariadas.

Dia 18/06/2013
Eixo: Melhoria da Gestão Administrativa – Parte II
09:00 às 11:30h - Proposta de uso da interoperabilidade em sistemas estruturadores: os casos do SIGEPE e do Novo SIORG, Central de Aquisições e Contratações Públicas: O Uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações.
11:45 as 12:30h - Plenária de Encerramento

Faça sua inscrição o mais breve possível, pois as vagas são limitadas.

Formulário de Inscrição.

Link para a transmissão online do Seminário: http://assiste.serpro.gov.br/eping2013/
Usuário: serpro
Senha: assiste