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Central de Compras

A Central de Compras, instituída pelo Decreto 8.189/2014, é uma unidade vinculada à Secretaria de Gestão – SEGES, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

São objetivos da Central de Compras, no âmbito do Poder Executivo Federal:

  • Desenvolver, propor e implementar modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição e contratação centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades;
  • Planejar, coordenar, controlar e operacionalizar as atividades relacionadas à inteligência e à estratégia de licitação, aquisição e contratação de bens e serviços de uso em comum a partir da demanda estimada pelos órgãos e entidades;
  • Acompanhar a formalização dos contratos referentes aos bens e serviços sob sua responsabilidade junto aos órgãos e entidades, orientando-os quanto à gestão contratual;
  • Expedir normas complementares para efetivação de suas atribuições, observadas as normas gerais definidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.