Segurança da Informação

A informação, em qualquer dos seus formatos, é o principal ativo das instituições, públicas ou privadas e, considerando o cenário globalizado em que vivemos, está cada vez mais exposta a riscos de segurança.

A Segurança da Informação e Comunicações compreende um conjunto de ações que buscam proteger e preservar os ativos de informação, assegurando-lhes disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade (DICA).

A informação tornou-se um recurso de importância crescente para qualquer setor e atividade do Estado brasileiro. Informação e conhecimento são fatores determinantes para a gestão governamental, e os órgãos e entidades da Administração Pública Federal utilizam grande volume de informações para promover de forma eficiente a prestação de serviço público ao cidadão, bem como para a tomada de decisões estratégicas.

Disponibilidade, Integridade, confidencialidade e Autenticidade - problemas decorrentes da falta desses atributos nos ativos de informação levam à necessidade de desenvolver ações permanentes de segurança nas organizações governamentais, inscritas no Orçamento da União. São diversos os desafios relacionados à Segurança da Informação e Comunicações como:

  • Redes Sociais;
  • Computação em nuvem;
  • Aumento exponencial da utilização de dispositivos móveis;
  • Aumento da exposição;
  • Problemas tecnológicos;
  • Aumento da demanda de informações pelos cidadãos;
  • Convergência digital;
  • Leis, regulamentações e normas incompletas relacionadas ao tema.

Gestão de SIC - o tema Segurança da Informação de Comunicações (SIC) é agenda estratégica para o Estado brasileiro, devendo ser incluídas diretrizes e metas relacionadas ao assunto no planejamento estratégico de cada órgão e entidade da Administração Pública Federal (APF). O objetivo é promover e motivar a criação de uma cultura de segurança da informação. Com isso, a estrutura responsável pela gestão de SIC é um dos pilares da Governança Institucional do órgão ou entidade e deve estar vinculada à alta administração.