Histórico do Projeto

por Catia Parreira publicado 30/06/2016 11h05, última modificação 01/08/2017 14h09

Inicialmente, trabalhou-se com um cenário de 25.000 registros de bens e serviços de TI extraídos da base de dados do sítio de Compras Governamentais com referência em julho de 2014.

Durante o desenvolvimento do projeto, foram utilizadas as seguintes premissas:

  • Disponibilizar somente atas com prazo de validade mínimo de dois meses a partir da extração
  • Disponibilizar dados sobre objetos de TI com grande demanda;
  • Utilizar padrão de arquivo aberto (software livre);
  • Possibilitar consultas diretas ao Edital, à tela de Gestão da ARP e à tela de Gestão do item específico da ARP através de indexação;
  • Possibilitar filtragem de conteúdo através de pesquisas em planilha; e
  • Definir critérios de filtragem de dados automatizáveis, para possibilitar futuras atualizações.

Como primeiro passo, foram descartadas as atas com prazo de validade inferior a 60 dias, de forma a gerar margem de folga para a utilização dos dados pesquisados.

Realizado o primeiro filtro, foram definidos objetos relevantes com objetivo de limitar o escopo do trabalho, e, assim, escolhidos desktops, notebooks, ativos de rede, softwares aplicativos, servidores de rede, pendrives/HD externos e tablets, por meio da utilização de palavras-chaves relacionadas a cada um dos objetos.

Finalizadas as filtragens, chegou-se às planilhas a serem publicadas. A listagem completa dos critérios técnicos utilizados para a seleção das informações pode ser encontrada em: critérios para seleção das informações.

Em março/2015, foi ampliado o escopo do projeto para abranger outras modalidades de licitação e formas de compra, aumentando substancialmente a quantidade de licitações indexadas e apresentadas, com o intuito de oferecer a comunidade SISP uma referência para Preços Praticados em órgãos da Administração Pública em processos licitatórios para contratação de objetos semelhantes.

Foi incluída a forma de compra SISPP - Sistema de Preços Praticados que registra os valores praticados nos processos de contratações governamentais, discriminados por unidade de medidas de padrão legal e marcas, com vistas a subsidiar os interessados na estimativa de preços para contratação e antes da respectiva homologação, para confirmar se o preço a ser contratado é compatível com o praticado pela Administração Pública.