Guia Prático para Contratação de Soluções de TI

por Catia Parreira publicado 10/06/2016 11h23, última modificação 16/06/2017 12h01

GuiaO Guia Prático para Contratação de Soluções de TI consiste em um conjunto de boas práticas para contratações de Soluções de TI pela Administração Pública Federal. Nele são detalhados os processos, atividades, artefatos e atores envolvidos na contratação de Soluções de TI.

Em 11 de novembro de 2010, o Núcleo de contratações de TI lançou o Manual de Contratações de Soluções de TI durante o evento de assinatura da Instrução Normativa SLTI/MP nº 04/2010. A ideia era fornecer instrumentos com vistas à correta aplicação da norma por meio de modelos de documentos, fluxos e descrição dos processos.

A experiência da SLTI no lançamento da IN-04 de 2008 mostrou que era de extrema importância a edição de um material de apoio que descrevesse a norma e detalhasse os procedimentos visando facilitar sua implementação. Por esse motivo, em outubro de 2010 foi finalizada a primeira versão do Manual.

A norma foi assinada e em 12 de novembro de 2010 foi publicada no Diário Oficial da União. Entre a finalização do Manual e a assinatura da norma foram realizadas algumas alterações no texto da IN-04 que geraram uma errata à primeira versão do Manual. Essa errata e algumas outras correções foram responsáveis pela edição da versão 2.0 do Manual, a qual foi distribuída aos alunos dos workshops de atualização da IN-04/2010 realizados na Universidade dos Correios durante os meses de novembro e dezembro de 2010.

Com a utilização do manual nos workshops de reciclagem foram identificados mais pontos que precisavam de melhoria e, em fevereiro de 2011, foi lançada uma nova versão para viabilizar essas correções. Finalmente, em março de 2011, foi lançada a versão atual do Manual de Contratações de TI, agora chamado de "Guia Prático para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação", com nova formatação e correções aderentes às especificadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT para a participação do concurso de "Série de Livros do PBQP Software" de 2011 cujo tema é "Melhoria de Processo de Aquisição de Software e Serviços Correlatos para Órgãos Públicos.

Link para Download da versão do Guia baseada na IN 4/2010, versão 1.1.

IMPORTANTE:

O Manual de Contratação passou a se chamar "Guia Prático para Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação" para viabilizar o registro junto ao ISBN - International Standard Book Number.

Veja também: