Contratação Conjunta

por Catia Parreira publicado 10/06/2016 09h06, última modificação 16/06/2017 12h01

pessoas montando um quebra cabeça "A união faz a força"Para melhor prover sustentabilidade e eficiência na administração dos recursos públicos, bem como reduzir os gastos, é necessário fortalecer as políticas governamentais de uso estratégico do poder de compra do Estado. Nesse contexto, uma forma bastante efetiva para atingir esses objetivos é a promoção de contratações conjuntas, que objetivam suprir necessidades comuns de órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.

A realização de contratações conjuntas visa reduzir o preço final contratado, através de compra concentrada, com maiores volumes e também possibilita melhor qualidade nos produtos adquiridos. Além disso, proporciona economia de esforços pela redução de processos repetidos, facilita o planejamento das necessidades através de contratações periódicas e padroniza os bens e serviços contratados, facilitando sua manutenção e uso.

Como exemplo de sucesso de Contratação Conjunta temos a experiência do Departamento de Serviços de Rede - DSR da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP realizada para serviços de telefonia fixa através do Pregão SLTI/MP nº 37/2008 que gerou economia superior a R$ 20 milhões/ano e mais recentemente do Pregão SLTI/MP nº 79/2010 que proporcionou mais de R$ 24,5 milhões/ano de economia adicional.

Espelhado nesse exemplo o NCTI está conduzindo cinco projetos, sendo três para contratação de equipamentos e dois para serviços, conforme abaixo:

Aquisição de Equipamentos

Contratação de Serviços

Para informações detalhadas vá até a página de cada projeto clicando com o mouse sobre o nome de cada um deles na lista acima.