Você está aqui: Página Inicial > Eixos de Atuação > Governo > Interoperabilidade > Referências e Modelos de Implementação

Referências e Modelos de Implementação

por Catia Parreira publicado 07/06/2016 10h15, última modificação 05/08/2016 16h16

Formação de Caixas Postais

Padrão de Formação de Endereços de Correio Eletrônico - Caixas Postais Individuais - No Governo Federal, a composição do endereço eletrônico (e-mail), obedece a regra de formação destinada a padronizar a sua estrutura, para que o destinatário de uma mensagem enviada por meio da rede possa ser identificado e localizado de maneira rápida, única e segura.

IPv6

Plano de disseminação do uso IPv6 - formato .pdf (1.2 MB)

Usos do VCGE

Brasil.gov.vcge - Egg do Zope/Plone para utilização do VCGE

Alguns exemplos de como usar o VCGE estão descritos no Repositório de Vocabulários e Ontologias do Governo Eletrônico, na aba exemplos

URI

Política de URIs para Publicação de Dados no Governo - formato .pdf (190 KB)

Recommendations from the D7.1.3 Study on persistent URIs

Compact Uniform Resource Identifier (COMURI)

Web Services

DWSG – Descoberta de Web Services Governamentais - formato .pdf (124KB) - Modelo para a representação de dados de serviços disponibilizados por Órgãos do Poder Público Brasileiro por Web Services.

Segurança em Web Services - formato .pdf (99KB) - Recomendações para prover segurança aos sistemas que utilizam a tecnologia de Web Services.

Tratamento de Exceções em Web Services - formato .pdf (94KB) - Sugestão de Uso de Tratamento de Erros do Protocolo SOAP.

Gestão de Processos

Guia de Gestão de Processos de Governo - formato .pdf (443 KB) - O documento auxilia, junto com outras normas, a execução com sucesso de iniciativas prioritárias do Ministério do Planejamento, como a simplificação do atendimento ao cidadão e a implementação de soluções de TI mais racionais e integradas, o principal foco do e-GOV, o Governo Eletrônico Brasileiro.

Referências para Gestão de Contratos

Modelo de Contratação, Normativos e Documentos de Referência

Em breve serão disponibilizadas aqui algumas orientações para uma melhor gestão de contratos de TI visando garantir um maior intercâmbio de informações entre os sistemas governamentais.

Caso tenha sugestões para uma gestão de contratos voltadas para interoperabilidade, encaminhe para eping@planejamento.gov.br.