Você está aqui: Página Inicial > Eixos de Atuação > Governo > Interoperabilidade > Capacitação

Capacitação

por Catia Parreira publicado 07/06/2016 10h20, última modificação 21/12/2016 12h09

O curso é baseado nos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING), ação coordenada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e que completou dez anos em 2015.

O objetivo do curso é capacitar gestores, técnicos e analistas em Tecnologia da Informação do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para aplicar os conceitos de interoperabilidade nos sistemas e serviços governamentais.

O uso da ePING permite a troca de informações entre diferentes sistemas de TI, sejam eles de governo, empresas e, até mesmo, de outros países. Esta troca de informações é chamada de interoperabilidade. Os padrões são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reúso e intercâmbio de dados e recursos tecnológicos.

Metodologia – O curso é gratuito e se constitui uma parceria entre o Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e será realizado na modalidade à distância, utilizando a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual ENAP, tanto para a apresentação do conteúdo quanto para o cumprimento das atividades avaliativas. A capacitação tem 20 horas, distribuídas ao longo de três semanas.

Em 2016, foram ofertadas 4 turmas do Curso de Introdução à Interoperabilidade pela ENAP com mais de 600 pessoas capacitadas . Em 2015 foram capacitadas mais de 400 pessoas em 2 turmas.

Em 2017, a previsão é a oferta de mais 4 turmas pela ENAP.

Acesse a Escola Virtual Enap e veja o período das inscrições para o Curso:

  • no item "Cursos" escolha o tema "Gestão da Tecnologia da Informação";
  • na tela seguinte, estão listados os cursos relacionados a TI, entre eles, o curso de Introdução à Interoperabilidade;
  • ao clicar no curso, abre-se a página com informações, como carga horária, público-alvo e logo em seguida o item "Inscreva-se", no qual estão disponíveis as turmas com inscrições abertas (botão "Inscrever" habilitado) e a agenda das próximas.

Informações e dúvidas sobre a ePING podem ser enviadas para: eping@planejamento.gov.br