Você está aqui: Página Inicial > Eixos de Atuação > Governo > Acessibilidade > Recursos de Acessibilidade

Recursos de Acessibilidade

por Catia publicado 30/05/2016 17h00, última modificação 13/12/2016 15h54

Direitos Humanos

Organizações e especificações

Validadores de código

Validadores automáticos de acessibilidade

Checklist para validação Humana

Extensões para navegadores (para avaliação de acessibilidade)

  • Chrome:
    • eScanner: O eScanner é uma ferramenta para validação automática de acessibilidade de páginas Web segundo o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico – eMAG.
    • Inline Code Finder: Permite localizar rapidamente problemas relacionados à links com javascript, estilos inline, e eventos javascript inline.
    • YSlow: O YSlow analisa as páginas web e sugere formas de melhorar o seu desempenho com base em um conjunto de regras para páginas web de alta performance, permitindo assim diminuir o problema de acessibilidade relacionado ao peso das páginas. (Requer o Firebug instalado)
    • Web Developer: A extensão Web Developer adiciona várias ferramentas de desenvolvimento web para o navegador. É possível validar HTML, CSS, WAI, conferir outros itens relacionados a acessibilidade como dimensões das imagens de exibição, o tamanho dos arquivos, e (ALT) texto alternativo.
  • Firefox:
    • Accessibility Extension: A ferramenta suporta os desenvolvedores web para testar seus recursos da Web para recursos de acessibilidade funcionais baseados nos iCITA HTML Melhores Práticas (http://html.cita.uiuc.edu).
    • Firebug: Firebug integra-se com o Firefox para disponibilizar um conjunto de ferramentas de desenvolvimento que permite editar, depurar e monitorar CSS, HTML e JavaScript em qualquer página web, de forma dinâmica. Para acessar este recurso basta apertar a tecla “F12”.
    • HeadingsMap: Permite visualisar a estrutura de cabeçalhos presente na página em forma de lista, indicando problemas como o desrepeito à hierarquia de cabeçalhos.
    • Inline Code Finder: Permite localizar rapidamente problemas relacionados à links com javascript, estilos inline, e eventos javascript inline.
    • Speed Page: PA ferramenta aponta quais os itens que podem ser otimizados para, por exemplo, diminuir o peso total da página e melhorar a velocidade de carregamento (Requer o Firebug instalado).
    • WAVE Web Accessibility Evaluation Toolbar: A Barra de Ferramentas WAVE fornece ferramentas que irá modificar a página atual para revelar as informações sobre a acessibilidade desta. A página é avaliada diretamente no Firefox. Isso permite avaliação de acessibilidade de CSS, script, AJAX, DHTML, gerado dinamicamente. Mais de 80 ícones são usados para mostrar a falta de texto alternativo para imagens, ausência de etiquetas em formulários, links que abrem em nova janela, a estrutura da tabela, elementos de script e manipuladores de eventos, a estrutura do documento e ordem de leitura, e muito mais.
    • WCAG Contrast checker: Permite verificar os níveis de conformidade de contraste, brilho e luminosidade da combinação de cores do conteúdo do texto e fundo, com base nas exigências do WCAG 1 e WCAG 2.
    • Web Developer: A extensão Web Developer adiciona várias ferramentas de desenvolvimento web para o navegador. É possível validar HTML, CSS, WAI, conferir outros itens relacionados a acessibilidade como dimensões das imagens de exibição, o tamanho dos arquivos, e (ALT) texto alternativo.
    • YSlow: O YSlow analisa as páginas web e sugere formas de melhorar o seu desempenho com base em um conjunto de regras para páginas web de alta performance, permitindo assim diminuir o problema de acessibilidade relacionado ao peso das páginas. (Requer o Firebug instalado).
  • Internet Explorer:
    • Internet Explorer Developer Toolbar: A barra de ferramentas do desenvolvedor do Microsoft Internet Explorer fornece uma variedade de ferramentas para criar, compreender e solucionar problemas de páginas Web. É possível validar HTML, CSS, WAI, conferir outros itens relacionados a acessibilidade como dimensões das imagens de exibição, o tamanho dos arquivos, e (ALT) texto alternativo. Outro ponto importante da ferramenta é que com ela é possível verificar a exibição da página em diferentes versões do navegador Internet Explorer. Para acessar este recurso basta apertar a tecla “F12”.
    • Web Accessibility Toolbar para IE: Ferramenta foi desenvolvida para auxiliar o exame manual de páginas web, e permite verificar uma grande gama de aspectos de acessibilidade.

Ferramentas para análise de relação de contraste

Simulador de Navegador

Leitores de Tela

Navegadores Textuais

Simulador para Cegueira Cromática (Daltonismo)

Tradutores automáticos para Libras

São recursos de tecnologia assistiva capazes de traduzir automaticamente conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Tutoriais

Leitura complementar