Você está aqui: Página Inicial > Eixos de Atuação > Governo > Acessibilidade > Evento Acessibilidade Digital – um direito de todos

Evento Acessibilidade Digital – um direito de todos

por Catia Parreira publicado 24/06/2016 16h32, última modificação 13/12/2016 15h54

 

No dia 21 de setembro de 2011 - dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência -  o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promoveu o evento Acessibilidade Digital - um direito de todos.

O objetivo do evento foi lançar a versão 3.0  do eMAG e o Portal da Pessoa com Deficiência, bem como proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o que existe de mais recente relacionado à legislação e aos instrumentos que proporcionam a acessibilidade nas oficinas e palestras do encontro.

A divulgação das iniciativas em e-GOV e TICs é de grande importância para toda a Administração Pública Federal, com relação à legislação e aos instrumentos para cumpri-la, em especial àqueles que contribuam para a implementação da acessibilidade no meio digital.

Segundo dados do Censo da Web 2010, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apenas 2% dos portais e sítios do governo federal se encontram acessíveis e aderentes ao eMAG ou ao padrão definido pelo Consórcio Internacional de Padrões da Web (W3C) – Diretrizes de acessibilidade na web (WCAG 2.0).

Programação

Manhã:

  • Abertura com os Ministros do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministro da Educação e da Secretária Nacional dos Direitos Humanos;
  • Lançamento oficial do Portal da Pessoa com Deficiência;
  • Lançamento da versão 3.0 do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG 3.0).

Horário: 08:00h às 12:00h.
Local: Auditório Central da ESAF.

Tarde:

Grade das Palestras:

PalestranteTítulo da PalestraSala/LaboratórioHorário
Lêda Spelta Acessibilidade na prática Sala de Treinamento 1 13:30h – 14:30h
Antônio Borges Pioneirismo em acessibilidade e o novo DosVox Sala de Treinamento 1 14:30h – 15:30h
Andrea Sonza Conheça o e-MAG 3.0 Sala de Treinamento 2 13:30h -
14:30h
Agebson Façanha Resultados da avaliação de 200 sítios e e-serviços
do Governo Eletrônico Brasileiro
Sala de Treinamento 2 14:30h – 15:30h
Daniel Oliveira Deficientes visuais como usuários e programadores de computadores Sala de Treinamento 3 13:30h – 14:30h
Éfeso Gonçalves Acessibilidade Web. Quebrando Mitos e Paradigmas Sala de Treinamento 3 14:30h – 15:30h
Grupo de Consultores do Governo Eletrônic Avaliação de Acessibilidade em Sítios Laboratório CT-10 13:30h – 15:30h
André Rezende Oficina ASES 2.0 Laboratórios CT-11 e CT-12 13:30h – 15:30h
Reinaldo Ferraz Acessibilidade na WEB: Padrões na Web e WCAG 2.0 Auditório Central 15:45h – 16:45h

Conheça os Palestrantes do evento e suas ideias sobre acessibilidade.

Agebson Rocha Façanha

Possui graduação em Computação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e graduação em Telemática - Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, professor pesquisador/orientador do Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI/SETEC/MEC e mestrando do programa de pós-graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará.

André Luiz Andrade Rezende

Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV) em 2005. Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Possui 1 software registrado e outros 2 itens de produção técnica. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Acessibilidade Virtual e Educação a Distância.

Andréa Poletto Sonza

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Educadora Especializada e Consultora de Ações Inclusivas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). É Gerente do Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI (Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais) da SETEC/MEC.

Antonio dos Santos Borges

Informático pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ. Trabalha desde 1974 no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde atuou, entre outras áreas, em síntese de voz e computação para pessoas com deficiência. Foi um dos mentores do projeto Intervox que levou os primeiros 500 cegos a usarem a internet no Brasil e do projeto Habilitar.

Daniel Alves de Oliveira Junior

Instrutor de Java para Pessoas com Necessidades Especiais - PNE em Brasília. É o fundador, e tem sido o JUG Leader por mais de onze anos, do Grupo de Usuários Java do Distrito Federal. Pedagogo com especialização em Ensino fundamental, Habilitação em Deficiência da Áudio Comunicação, e Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Um dos criadores da Solução Rybená, que transforma palavras na linguagem de sinais e permite que um cego e um surdo possam se comunicar através de um celular.

Éfeso Gonçalves

Especialista em desenvolvimento Web e plataformas acessíveis em DRUPAL. Consultor em Acessibilidade da SNPD (Secretaria Nacional de Pessoas com Deficiência). Sócio Diretor de TI do Grupo demarte. Formado em Análise de Sistemas e Pós graduado em Marketing para web. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado.

Grupo de Consultores do Governo Eletrônico

Equipe multidisciplinar do Departamento de Governo Eletrônico do Ministério do Planejamento. O grupo foi formado em 2010 para prestar consultoria no desenvolvimento de sítios no âmbito do Governo Federal. Responsáveis pela avaliação dos Padrões Web e Acessibilidade em sítios do Governo Federal.

Lêda Spelta

Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em 1977. Uma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no Rio de Janeiro, em 1974, foi programadora, analista de sistemas, analista de suporte e coordenadora de equipe, em diversas empresas públicas e privadas. Como membro da Comissão Brasileira do Braille, coordenou a elaboração da Grafia Braille para a Informática, unificada para a língua portuguesa.  Trabalha com acessibilidade desde 2001, seu principal foco é a sensibilização e motivação de empresários e webdesigners, além da avaliação de sites, treinamento e normatização.

Reinaldo Ferraz

É especialista em Desenvolvimento Web do W3C Escritório Brasil, formado em desenho e computação gráfica e Pós graduado em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Especialista em padrões web, trabalha com desenvolvimento e design há mais de dez anos. Atualmente vem concentrando seus esforços na divulgação e aplicação de acessibilidade na web, ministrando palestras sobre padrões web e WCAG 2.0 (Recomendações de Acessibilidade do W3C).

Palestras realizadas

  • Acessibilidade na Prática - Leda Spelta
  • Pioneirismo em acessibilidade e o novo DosVox - Antônio Borges
  • Conheça o eMAG 3.0 - Andrea Sonza
  • Resultados da avaliação de 200 sítios e e-serviços do Governo Eletrônico Brasileiro - Agebson Façanha
  • Deficientes visuais como usuários e programadores de computadores - Daniel Oliveira
  • Acessibilidade Web. Quebrando Mitos e Paradigmas - Éfeso Gonçalves
  • Avaliação de Acessibilidade em Sítios - Grupo de Consultores do Governo Eletrônico
  • Oficina ASES 2.0 - André Rezende

15:30h às 15:45h - Coffee Break em frente às salas de treinamentos e laboratórios.

Encerramento

15:45h às 16:45h - Auditório Central da ESAF.

  • Acessibilidade na WEB: Padrões na Web e WCAG 2.0 - Reinaldo Ferraz

Local:

ESAF - Escola de Administração Fazendária
Escola de Administração Fazendária
Rodovia DF-001 km 27,4
Setor de Habitações Individuais Sul
Lago Sul- Brasília - DF