Você está aqui: Página Inicial > Eixos de Atuação > Cidadão > Dados Abertos > Portal Brasileiro de Dados Abertos

Portal Brasileiro de Dados Abertos

por Catia Parreira publicado 29/06/2016 10h53, última modificação 30/08/2016 14h39

Cubo  com a tampa abrindo e o endereço "dados.gov.br" O Portal Brasileiro de Dados Abertos é o ponto central para a busca e o acesso aos dados públicos no Brasil. Cada órgão é responsável pela catalogação no portal dados.gov.br daqueles dados que publica na Internet. Para saber mais sobre esse processo entre em contato com o Time de Dados Abertos através deste formulário.

A política brasileira de dados abertos tem como objetivos fundamentais a promoção da transparência, o engajamento na participação social, o desenvolvimento de novos e melhores serviços governamentais e o aumento da integridade pública. O fomento tecnológico com o emprego de dados abertos é o pilar principal para o desenvolvimento de governos mais abertos, efetivos e responsáveis.

Portal Brasileiro de Dados Abertos foi desenvolvido pela sociedade e para a sociedade. Numa ação inovadora o Ministério do Planejamento liderou o desenvolvimento do portal de forma totalmente aberta com ampla participação da sociedade. Ele é a parte principal da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos – INDA (IN SLTI MP4/2012 INDA). Essa infraestrutura é a união das ações de abertura de dados empreendidas por todo o governo, em todas esferas e poderes.

Como ação estratégica da política de dados abertos o governo federal está apoiando os estados e municípios na implementação de políticas locais de dados abertos. Da mesma forma, o Ministério do Planejamento está convocando todos os órgãos da esfera federal à publicarem dados e informações na internet e catalogá-los no portal dados.gov.br.

Para formalizar a participação da sua organização na INDA, utilize o termo de adesão.

Visite o dados.gov.br e conheça o ponto central para a busca e o acesso aos dados públicos no Brasil.