Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento promove workshop sobre metodologia para catalogação de bases do governo

Notícias

Planejamento promove workshop sobre metodologia para catalogação de bases do governo

Experiências dos órgãos possibilitaram discutir melhorias na organização, aproveitamento e interoperabilidade dos dados

publicado: 07/02/2018 11h32 última modificação: 07/02/2018 11h39

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizou na semana passada (dia 2) o Workshop sobre Metodologia para Catalogação de Bases de Dados do governo federal

O evento contou com a presença de órgãos importantes do governo interessados em compartilhar suas metodologias e discutir o aperfeiçoamento da governança dos dados, tais como Casa Civil, Ministério do Planejamento, CGU, Ipea, Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Saúde, AGU, Banco Central, Enap e as empresas públicas Sepro e Dataprev, além da empresa parceira CDS Tecnologia.

Conforme o secretário da Setic/MP, Marcelo Pagotti, “para operacionalizar a interoperabilidade entre os bancos de dados dos órgãos se faz necessário incentivar o diálogo e a troca de experiências para aperfeiçoamento da utilização dos dados. A iniciativa do workshop proporcionou essa aproximação”.

Os participantes frisaram, principalmente, a necessidade de se ter um responsável pelas bases nos órgãos, a necessidade de padronização das bases no sentido de viabilizar o cruzamento dos dados. Também foi um tema relevante nas apresentações a questão da segurança dos dados, como criptografia e permissão de acesso.

Confira as apresentações realizadas no evento.

COMPARTILHAMENTO

O workshop objetiva viabilizar o compartilhamento das bases com mais presteza, segurança e confiabilidade. Inicia um projeto maior, de catalogação de bases de dados, que se destina a promover o conhecimento geral dos dados que estão sob gestão do governo. Também visa facilitar o compartilhamento de informações entre os órgãos públicos, contribuindo para a formação de uma cultura de formulação e melhoria de políticas públicas, com base na análise de dados.

O governo federal gerencia a disponibilidade dos dados, seu uso e a segurança da informação compartilhada por meio da Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData).

O ambiente é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789/2016, que tem entre seus objetivos simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais.

Visite a página do GovData e saiba mais sobre o assunto.

Outras dúvidas, enviar e-mail para: .