Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dados sobre desempenho de serviços públicos estão disponíveis no Portal de Serviços do Governo Federal

Notícias

Dados sobre desempenho de serviços públicos estão disponíveis no Portal de Serviços do Governo Federal

Painel de monitoramento permite que o cidadão e o órgão público observem o comportamento dos serviços prestados por órgãos e entidades federais. Iniciativa faz parte do processo de digitalização de serviços públicos

publicado: 22/01/2018 11h09 última modificação: 22/01/2018 11h09

A partir de hoje (19) qualquer cidadão pode acessar o Painel de Monitoramento de Serviços – iniciativa integrante de um conjunto de ações do Governo Federal para oferecer mais inovação, eficiência e qualidade na entrega dos serviços públicos, por meio da digitalização dos serviços. A ferramenta de monitoramento é um dos componentes previstos na Plataforma de Cidadania Digital, instituída por meio do Decreto nº 8.936/16.

O Painel pode ser acessado por qualquer cidadão no Portal de Serviços. Por meio dele, o usuário pode visualizar dados como quantidade de serviços disponíveis no Portal; percentual de serviços que possuem todas as etapas digitais; percentual de etapas digitais de cada serviço prestado; tempo médio de atendimento; grau de satisfação dos usuários; e a quantidade de manifestações do formulário “Simplifique!”. Com isso, o Painel permite que o cidadão obtenha informações para a cobrança por melhorias ou simplificações nos procedimentos oferecidos pelos órgãos.

“Além de ser uma ferramenta de transparência e controle social, o Painel é uma importante fonte de informações para tomada de decisão, para que os gestores possam promover a simplificação e a melhoria contínua dos processos e do atendimento ao cidadão, com saltos de qualidade”, diz o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento e Gestão, Gleisson Rubin.

A ferramenta permite a visualização das informações de monitoramento de forma inédita, por meio de listas, contendo os dados agrupados por serviço específico e por órgão, além de estarem disponíveis para download. Futuramente, com a disponibilidade de maior volume de dados, será possível vincular séries históricas e outros indicadores já previstos, como: volume de solicitações, taxa de atendimentos concluídos, custo do serviço para o cidadão e nível de satisfação dos usuários com o serviço prestado. Segundo o secretário de Gestão, a previsão é que o Painel passe por evoluções constantes com o objetivo de fornecer uma análise cada vez mais completa.