Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Programa

Sobre o Programa

logo-egov-antigaO desenvolvimento de programas de Governo Eletrônico tem como princípio a utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das funções governamentais.

No Brasil, a política de Governo Eletrônico segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais:

  1. Junto ao cidadão;
  2. Na melhoria da sua própria gestão interna;
  3. Na integração com parceiros e fornecedores.


O que se pretende com o Programa de Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.

logo da EGD

A partir de 2015, com a criação do Decreto nº 8.414, de 26 de fevereiro de 2015, que instituiu o Programa Bem Mais Simples Brasil, o governo federal dá início a implementação de um novo paradigma na gestão pública.  Com a criação da Estratégia de Governança Digital (EGD), em 2016, a estruturação da governança  aumentou as possibilidades de participação social e de construção colaborativa de políticas e iniciativas inovadoras de governo digital, com a proposta de oferecer melhores serviços à sociedade. A EGD busca a simplificação e agilização na prestação dos serviços públicos e de melhora do ambiente de negócios e da eficiência da gestão pública.

Sobre Governo digital -  é a utilização de tecnologias digitais, como aliada estratégia para a modernização do governo e a geração de benefícios para a sociedade. Baseia-se em um ecossistema governamental digital que tem como composição diversos  atores de governo, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos que apoiam a criação e o acesso a dados, serviços e conteúdos por intermédio de interações com o governo. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE))

HISTÓRIA DO GOVERNO ELETRÔNICO