Portal do Governo Brasileiro

| Contato | Mapa
Página Inicial | Notícias | Notícias | Software da TV Digital está disponível no Portal do Software Público

Notícias

Software da TV Digital está disponível no Portal do Software Público

Publicado em 04/12/2007

O middleware - camada de software intermediário - da Televisão Digital Brasileira (lançada neste domingo pelo presidente Lula, em São Paulo), mais conhecido como “Ginga” está disponível no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) que é gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

Como o software é público, qualquer pessoa pode ter acesso ao código-fonte da ferramenta mediante cadastramento no portal. Com esse compartilhamento, a intenção é possibilitar a melhoria da solução e a evolução das suas linguagens. Disponibilizado em julho desse ano no Portal do Software Público, o Ginga já conta com uma comunidade de cerca de 1,7 mil membros.

O Ginga permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes). Esses terminais são necessários para o recebimento do sinal digital nas residências. O software também possibilita que os conteúdos sejam exibidos por diferentes sistemas de recepção como televisão, celular e PDAs (Palmtops).

Resultado de anos de pesquisas lideradas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o software reúne um conjunto de tecnologias e inovações brasileiras que, de acordo com seus desenvolvedores, o tornam a especificação de middleware mais avançada e, ao mesmo tempo, mais adequada à realidade do país.

Segundo o professor do Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio e responsável pelo projeto, Luiz Fernando Gomes Soares, o middleware do Ginga é o único desenvolvido em software livre no mundo.

Ele explicou que já existiam ferramentas livres para a transformação de conteúdos em sinal digital, mas ainda não havia nenhuma solução livre para a interface de apresentação dos conteúdos da TV digital para o telespectador. Ele disse que o Ginga é um projeto pioneiro porque reúne essas duas funcionalidades.

O projeto é uma iniciativa de vários grupos que envolvem a Associação de Software Livre (ASL), a Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS), o Comitê para Democratização da Informática de Pernambuco (CDI-PE), do Tangolomango, da Universidade Federal da Paraíba UFPB e da PUC-Rio.

Software Público

O Portal do Software Público Brasileiro, lançado em abril deste ano no 8º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, é um ambiente colaborativo que disponibiliza soluções livres desenvolvidas no âmbito dos Governos Federal, estaduais e municipais para o aprimoramento dos aplicativos ali disponibilizados. Atualmente, outras onze soluções já estão disponíveis no Portal do Software Público e o número de membros das suas comunidades já ultrapassa 13 mil.

Portal de Governo Eletrônico do Brasil. Conheça nossa Política de Privacidade. Volta para o topo