Seu browser não suporta javascript
Portal do Governo Brasileiro

| Contato | Mapa
Página Inicial | Notícias | Notícias | Recife ganha Centro de Recondicionamento de Computadores

Notícias

Recife ganha Centro de Recondicionamento de Computadores

Publicado em 29/10/2009

O Governo Federal inaugura na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) de Recife. A solenidade contará com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do chefe de Gabinete do Ministério do Planejamento, Genivaldo Lins de Albuquerque, e do chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Mozart Sales.

A inauguração ocorrerá às 11h na Avenida da Recuperação, N° 3510, sede do CRC localizada no bairro Apipucos, periferia da cidade. O Centro funcionará nas dependências do Centro Marista Circuito Jovem do Recife, parceiro local do Ministério do Planejamento que é responsável pela iniciativa no país.

O CRC-Recife é resultado de parceria entre a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE) por meio do Centro Marista Circuito Jovem do Recife, a Faculdade Marista, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério do Planejamento, além de contar com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco.

Cerca de cem jovens aprendizes de baixa renda já atuam no local e participam de oficinas sobre recondicionamento de computadores, iniciação à informática, planilhas eletrônicas entre outros.

O CRC-Recife integra o Projeto Computadores para Inclusão (Projeto CI) que consiste numa rede nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital. Equipamentos descartados por órgãos do governo, empresas e pessoas físicas são recuperados nesses centros e doados a telecentros, escolas e bibliotecas de todo o país.

Já foram instalados centros em Porto Alegre, Guarulhos, Belo Horizonte e Brasília e estão em fase de implantação unidades em Lauro de Freitas, grande Salvador, e Belém.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento que estabelece parcerias locais para a manutenção e funcionamento das unidades de recondicionamento.

Os Centros de Recondicionamento de Computadores são instalados em regiões periféricas de grandes cidades e nesses locais os jovens aprendem a testar, consertar, limpar, configurar e embalar as máquinas. A iniciativa também visa promover inclusão social e a profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade, além de contribuir para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de equipamentos de informática.

Em breve, o Projeto CI integrará, também, o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, instituído pelo Decreto Nº 6.991, de 27 de outubro de 2009. A iniciativa é coordenada pelos Ministérios do Planejamento, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia.

As propostas para apoio a telecentros poderão solicitar equipamentos de informática recondicionados ao Programa, que serão produzidos e entregues pelos CRCs vinculados ao Projeto Computadores para Inclusão, desde que autorizados.

Portal de Governo Eletrônico do Brasil. Conheça nossa Política de Privacidade. Volta para o topo