Portal do Governo Brasileiro

| Contato | Mapa
Página Inicial | Infovia

Banda Larga/INFOVIA

Para que um país conquiste seu espaço no mundo digital precisa proporcionar aos seus cidadãos a otimização dos recursos de infraestrutura de rede e a implementação de políticas e programas de Governo em áreas como educação, saúde, segurança, comércio e serviços.

O tema banda larga é de grande importância dentro das políticas de inclusão digital do Governo Federal, porque a disponibilização da Internet com velocidade adequada criará oportunidades, desconcentração de renda e, principalmente, incorporará os cidadãos excluídos desse serviço.

  • Plano Nacional de Banda Larga - PNBL

    O governo Federal tem papel fundamental no processo de inclusão digital e pretende massificar o acesso à Internet em banda larga no Brasil para os cidadãos, instituições do governo, entidades da sociedade civil e empresas por meio do Plano Nacional de Banda Larga.

    Ao democratizar a banda larga, levando-a especialmente para as regiões mais excluídas, o governo pretende reduzir o custo desse serviço e aumentar a velocidade da banda disponível atualmente, o que contribui para que as informações, oportunidades e serviços disponibilizados por este meio tecnológico sejam distribuídos e alcançados por todos.

  • BACKHAUL

    Infraestrutura de Rede de Suporte de Telefonia Fixa para Conexão em Banda Larga nos Municípios - Devido a uma nova obrigação de universalização estabelecida pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424/2008, as operadoras de telefonia vão levar infraestrutura para conexão da Internet em banda larga - o backhaul - para todos os municípios até 2010.

  • INFOVIA Brasília

    Para conferir mais segurança e agilidade na transmissão de dados, voz e imagem, implementar novos serviços e reduzir custos, o Governo Federal implantou uma rede de alta velocidade em Brasília. Os prédios são conectados por meio de fibras ópticas, o que permite ao governo velocidades de transmissão de dados de 1Gbps (gigabits por segundo).

    Essa infra-estrutura introduziu novos serviços multimídia para os usuários da rede, como Voz sobre IP, interconexão de redes e videoconferência. Atualmente, a INFOVIA conta com 176 pontos de conexão em diversos prédios federais localizados em Brasília.

    Conheça os órgãos que utilizam a rede e mais informações visitando a página da INFOVIA

Portal de Governo Eletrônico do Brasil. Conheça nossa Política de Privacidade. Volta para o topo